Notícias e Eventos

O PUC por um Dia no departamento de Biologia

Isabela Dias de Oliveira

 Entre os prédios Kennedy e o Frings, durante o esperado “PUC por um Dia”, foi reservado um espaço para expor o universo pouco conhecido da Biologia PUC-Rio. O curso que é considerado como um dos mais recentes da universidade, formando no primeiro semestre de 2015 sua primeira turma, preparou nesse ano uma atividade diferente que envolvia muito mais do que a integração no Pilotis, como também explorar os caminhos do curso para encantar os jovens estudantes de ensino médio presentes no evento.

A PUC-Rio, visando apresentar oportunidades para estudantes de Ensino Médio, pais e professores, proporciona um encontro para mostrar os conceitos e ideais envolvidos em todos os departamentos. Durante o “PUC por um Dia” visitantes podem conhecer as unidades de ensino, os centros interdisciplinares, como também a própria vida no campus. A experiência propõe auxiliar a escolha de carreiras universitárias e apresentar a unidade junto ao seu ensino de excelência. Das 8h às 17h do dia 10 de abril foram realizadas palestras e workshops para criar uma maior interação entre o público com os caminhos que podem ser seguidos nas áreas de graduação. O evento faz parte do Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade (PIUES).

Esse ano o curso de Biologia decidiu inovar com o stand próximo ao Edifício da Amizade, local que geralmente é concentrado pela área de ciências humanas. A escolha desse local se deu pela impossibilidade de levar os visitantes interessados até a Casa da Biologia, localizada próximo ao parque da cidade, onde a parte prática é realizada junto aos laboratórios de matérias como zoologia e genética. Com espaço no campus liberado pela universidade, o departamento optou por construir um cercado como uma cabana, onde por dentro foi divido entre diversos setores que abordavam as diversas áreas do curso. Foram realizados também encontros com professores do curso em outras partes do campus, assim se tornou possível explorar um contato maior com a natureza da universidade.

Com o apoio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da PUC-Rio, os funcionários do departamento de Biologia e seus alunos se uniram para tentar ampliar os conhecimentos dos visitantes sobre as intenções e ideais abordadas no curso, mas também expor na prática alguns de seus conceitos. Os alunos do curso desempenham um papel essencial como monitores que ajudaram e guiaram os visitantes ao mesmo tempo em que puderam compartilhar seus conhecimentos desenvolvidos no período universitário que estão vivenciando. O estudante do 8° período do curso Luiz Fernando Mendonça já participou de três edições do evento e vê o projeto como uma experiência gratificante que vem crescendo a cada ano. “Estamos sempre tentando melhorar e colocar coisas novas, está cada vez mais com um número maior de procura, ficamos ainda mais lotados”, afirma o aluno.

Entre os diálogos sobre o ideal que será seguido durante o curso e os possíveis caminhos que podem ser seguidos na carreira profissional, foram desenvolvidas também atividades práticas para atrair o público. Na apresentação sobre Biologia Animal, o Prof. Rômulo Baptista mostrou diversos espécimes que fazem parte da coleção do departamento, desde fósseis de mais de 150 milhões de anos como uma Nemertea, conhecida como ninfa do mar, que foi encontrada na Antártica. O experimento de extração do DNA do morango, exposto pelo Prof. Victor Hugo Maia foi uma das atrações mais interessantes. O procedimento que envolvia morangos, água, detergente, sal e álcool tornavam possível a precipitação e visualização do DNA, podendo ser realizado pelos visitantes com auxilio do professor.  

O desenvolvimento do “Puc por um Dia” vem aumentando com o passar dos anos. A procura por maiores conhecimentos sobre futuras carreiras profissionais motiva os alunos a encontrar nesse projeto as respostas que precisam para tomar suas decisões. O Prof. Richieri Sartori, do departamento de Biologia, afirma que cada vez mais estão entrando alunos novos em todos os cursos da PUC e que esse evento pode ser uma forma de entenderem as possibilidades que podem ser encontradas. “Os estudantes não sabem muito bem o que e como são os cursos, então esse projeto é uma boa oportunidade para eles entenderem o que são os cursos, do que eles tratam e o mercado de trabalho” afirma o professor.