Notícias e Eventos

Professores e alunos da MEDPUC realizaram mais de 300 consultas na Ação Global

DSC_0003.jpg

No dia 27 de maio, o Departamento de Medicina da PUC-Rio esteve presente na 26ª edição da Ação Global.  O projeto ofereceu, gratuitamente, serviços como: emissão da carteira de identidade, orientação jurídica e promoção da saúde. Dermatologia, Ortopedia, Endocrinologia e Mastologia foram as especialidades que participaram representadas pelos professores e pós-graduandos da MEDPUC. Durante todo o dia, a população recebeu mais de 300 orientações.

O Diretor do Departamento de Medicina, Prof. Walmir Coutinho, alerta que uma das funções essenciais da medicina é educar e alertar a população sobre os riscos de doenças e as melhores maneiras para prevenção. “Em uma atividade como o Ação Global, nós temos um contato muito próximo com as pessoas, sendo uma oportunidade enriquecedora de estimular ações preventivas”, afirma o professor.

Segundo o Ortopedista e coordenador da pós-graduação lato sensu, Prof. Dirceu Bellizzi, participar da Ação Global é um projeto que conjuga atividade social com atividade de ensino. Para o professor, “o evento visa a dar assistência a população de baixa renda cuja atuação do Estado tem sido deficitária e paralelamente, oferece oportunidade de trabalho em campo para os alunos da pós-graduação”.

Para os alunos da especialização em Ortopedia, prestar atendimento e orientação acerca de doenças ortopédicas e traumatológicas gera uma mútua troca de conhecimento e experiência. A procura pelas especialidades foi constante com a Dermatologia realizando 130 consultas; Endocrinologia, 108; Ortopedia, 44; e Mastologia, 27.

O evento foi realizado ao mesmo tempo em todos os estados do país e atendeu 470.728 brasileiros. Participaram desta edição do Ação Global 23 mil voluntários, e os professores e alunos da MEDPUC foram alguns deles.

Medicina PUC-Rio